ESADR 2013
eventos

Official Carrier              
TAP
Código Promoção/Congresso
IT13TPCG33
               

comunicações / painéis temáticos


P7 - Produção de alimentos e bioenergia: em busca de um modelo
         desenvolvimento sustentável

Coordenadores
Pedro Henrique Zuchi da Conceição
 (UnB)  pedrozuchi@unb.br
Jorge Madeira Nogueira
 (UnB)  jmn0702@unb.br
Francis Lee Ribeiro
 (EA / UFG)  francisleerib@gmail.com
Júnia Cristina Peres Rodrigues da Conceição
 (IPEA)  junia.peres@ipea.gov.br

Sessão em português, comunicações em português, inglês e castelhano.


A preocupação com o meio ambiente despertou, nas últimas décadas, a busca incessante por alternativas energéticas capazes de substituir a crescente utilização de combustíveis de origem fóssil. Contudo, a utilização crescente de biocombustíveis aumenta a preocupação com os impactos sobre áreas agricultáveis em todos os países. A substituição de áreas produtores de alimentos, assim como novas incorporações, por plantações de bioenergéticos pode gerar impactos sobre os produtos agrícolas O recente aumento dos preços dos alimentos é um desses impactos e acirra o debate entre aqueles que argumentam que, no longo prazo, o aumento nos preços dos alimentos agravaria a insegurança alimentar e seria ampliado pela produção de bioenergéticos. Por outro lado, existem autores que argumentam que apenas uma pequena parcela da elevação nos preços dos alimentos é provocada pela demanda por biocombustíveis, o que não justifica todo alarde feito em relação à (in)segurança alimentar.

Diante deste cenário o mundo se vê frente a decisões complexas: Qual o papel do setor agrícola e qual a sua contribuição para a sustentabilidade global diante do cenário de crise de preços de alimentos, de necessidade de conservação de recursos naturais e de contribuição na matriz energética. Existe equilíbrio possível?


anterior | seguinte

Patrocinam o ESADR 2013
              patrocinaram o ESADR 2013



LIVRO DE ATAS DISPONÍVEL

atas





Parceiros      
apdeaspersoberapdr
    CONTACTOS

      Para mais informações sobre a conferência escreva       para ESADR2013, ou contacte qualquer membro da       Comissão Organizadora.

english version o evento visite-nos no facebook