ESADR 2013
eventos

Official Carrier              
TAP
Promotion / Congress Code
IT13TPCG33
               

papers / thematic panels


P23 - Energy and environment: Use, evaluation and policies in agriculture

Coordinators
Rui Junqueira Lopes
 (UE)  rjlopes@uevora.pt
Carlos Marques
 (UE / CEFAGE)  cmarques@uevora.pt
Rui Fragoso
 (UE / CEFAGE)  rfragoso@uevora.pt

Papers in Portuguese and English, as well as the session.

Um dos nossos principais desafios continua a ser o de sermos capazes de alimentar o mundo com mais população, mais desenvolvida e recursos naturais finitos. A agricultura e os agricultores desempenham a função fundamental de produção de alimentos para as populações. Simultaneamente, para além da segurança de abastecimento alimentar, pela relação que têm as suas actividades com o território e os recursos naturais, têm um papel primordial no impacto ambiental que as actividades têm nos solos, na água, no ar e no potencial contributo de oferecer outros bens públicos para a estabilidade climática, a biodiversidade, a preservação da paisagem e o ordenamento, o despovoamento e a desertificação das áreas rurais.

Eficiência e sustentabilidade da produção de alimentos são por essa razão aspectos chave para enfrentar esse desafio. Eficiência implica produzir mais alimentos por unidade de recurso utilizada, em termos agregados e por recurso, nomeadamente solo e água (capital natural), trabalho (capital humano) e outros factores, sementes, adubos, fitofármacos, maquinas e equipamentos, combustíveis e lubrificantes, electricidade, instalações (capital tecnológico). Sustentabilidade requer a manutenção do stock de capital natural ou seja dos recursos ambientais renováveis disponível para gerações futuras. A energia pode ser um denominador comum para agregar os recursos utilizados na produção agrícola. A sua utilização está, também, muito ligada ao impacto ambiental que pode ter nos recursos naturais.

As políticas públicas podem ter um efeito considerável na orientação e utilização dos recursos. Na Europa, a Política Agrícola Comum (PAC) representa uma importante contribuição para o rendimento dos agricultores e tem, sucessivamente, sido justificada pela sua contribuição em termos de produção de bens públicos. Prosseguir e avaliar os efeitos de medidas de política e alternativas que estabeleçam formas adequadas de assegurar a oferta de alimentos, a principal função da agricultura, e de internalizar as suas externalidades positivas, requer a avaliação dos usos e impactos potenciais ou efectivos nos recursos naturais e no ambiente.

Este painel tem por objectivo convocar os investigadores a submeter e apresentar artigos para divulgação e discussão de estudos, de metodologias e de resultados empíricos sobre energia e ambiente na agricultura, a sua relação com os resultados económicos e as políticas que orientam a tomada de decisões dos agentes para objectivos públicos.


previous | next

sponsors of ESADR 2013
              sponsors of ESADR 2013



IMPORTANT DATES

Conference dates – October 15-18, 2013
Technical and touristic trip (optional)
 – October 19, 2013

GALA DINNER
AND TECHNICAL-TOURISTIC TRIP


Gala dinner will take place on October 17th and will be an opportunity for networking between delegates and tasting the flavors and nectars of the region.
The technical and touristic trip will be held on 19th, Saturday, and will take the participants of ESADR 2013 to typical places of high historical and landscape interest of Alentejo.

Note: The expression of interested in participating in the gala dinner and / or technical and touristic trip should be confirmed to esadr2013@uevora.pt, as soon as possible. For more information please visit registration page.




Partners      
apdeaspersoberapdr
    CONTACTS

      For queries about the organisation of the conference,       write to ESADR2013, or to any member of the
      Organizing Committee.


versão portuguesa the conference visit us on facebook apdr